Assim como em todos os anos, a Black Friday acontece sempre no mês de Novembro, na data após o Dia de Ação de Graças, comemorado nos EUA. Portanto, em 2020 a data cairá no dia 27 de Novembro. Ou seja, ainda há tempo de se programar e aplicar as dicas que listaremos aqui. No ano passado, a Black Friday Brasil quebrou recordes! Confira alguns números que a Ebit divulgou:

Valor movimentado durante o evento: R$ 3,2 bilhões (23,6% acima do ano anterior);

5,33 milhões de pedidos realizados (25% acima do ano anterior);

Ticket médio de R$ 602,00 (1,1% abaixo do ano anterior);

Novos Clientes

Um número que chamou bastante atenção na Black Friday do ano passado, foi o de pessoas que fizeram suas primeiras compras na data. Em 2019, 418 mil brasileiros utilizaram a internet para comprar algum item na Black Friday pela primeira vez. Se no ano anterior, quase meio milhão de pessoas fizeram compras online na data, imagine como esse número pode crescer em 2020, depois de toda inclusão digital que a pandemia e o isolamento social trouxeram.

Por isso, agora mais do que nunca, é hora de ficar de olho nas estratégias que podem potencializar os resultados da sua loja virtual/e-commerce na Black Friday deste ano.

Dicas para Black Friday 2020

O que esperar da próxima Black Friday, que acontecerá daqui alguns dias? Bom, diferentemente do que acontece nos Estados Unidos, onde a maior parte das vendas da Black Friday acontecem em lojas físicas, no Brasil a oportunidade maior concentra-se na internet, através das vendas online. Essa é uma ótima notícia, pois o marketing digital permite você se apoiar em diversas fontes de tráfego, levando suas ofertas a um maior número de pessoas.

Prepare o seu Território

Muitas empresas investem milhares de reais em suas estratégias para Black Friday e acabam esquecendo do mais simples, a estrutura para que o site suporte receber uma grande quantidade de visitas na data da Black Friday. Por isso, certifique-se junto ao seu serviço de hospedagem que o seu plano contratado junto a eles suporta uma boa carga de visitas. Outro ponto importante é certificar-se que o funcionamento do seu site esteja 100% OK. Ou seja, verifique se não existem links quebrados, imagens que não carregam e o mais importante, que o sistema de compra está funcionando perfeitamente.

Ofereça Descontos Realmente Incríveis

Todos nós conhecemos o jeitinho brasileiro de fazer as coisas. Quando a Black Friday surgiu no Brasil, muitos “espertinhos” maquiaram os preços para que eles parecessem menores durante a data. O que acontece é que cada vez mais as pessoas estão atentas ao que é “maquiado” e ao que é realmente um bom desconto. Por isso, não tente enganar as pessoas, ofereça realmente descontos incríveis e suas vendas serão um sucesso!

Dê Tratamento VIP a sua Audiência

Se você vende produtos ou serviços na internet, é bem provável que você já tenha uma audiência, uma cartela de clientes. Que tal conceder a eles um desconto ainda melhor do que aquele que será oferecido para quem nunca comprou nada de você? Esse mega desconto pode ser concedido para as pessoas que fazem parte da sua lista de e-mails ou para aquelas que curtiram sua fanpage. Em outras palavras, se você vai dar 50% de desconto para o público geral, ofereça 60 ou até mesmo 70% para aqueles que já confiam em você, para aqueles que já foram ou são seus clientes.

Esteja Atento ao Mobile

A cada ano que passa, cresce o número de vendas online através de dispositivos móveis (smartphones e tablets), por isso, esteja atento à experiência do usuário. Seu site está preparado para ser acessado por um dispositivo móvel? Se não quiser perder vendas, é bom se atentar a esse ponto. A melhor maneira de descobrir se seu site suporta uma boa navegação em dispositivos mobiles, é através deste teste de compatibilidade do Google. Faça o teste!

Aumente e Aqueça sua Lista de E-mails

Nós sabemos que o e-mail é um aliado muito forte para as vendas, por isso que tal aumentar sua lista e promover o engajamento através dela? Ofereça conteúdo de qualidade para as pessoas que assinaram sua newsletter e comunique a elas que você está preparando ofertas incríveis para a Black Friday 2020. Todo brasileiro ama descontos, por isso, aproveite da força que a data oferece, converse com sua audiência e arrase nas vendas!

Peça para as Pessoas Criarem Wish Lists

Se você tem um e-commerce, tenho uma estratégia matadora para você! Que tal convidar as pessoas a criarem uma lista de desejos? Funciona assim: elas colocam na lista todos os produtos que elas comprariam, caso existisse um bom desconto na hora da compra. Dias antes da Black Friday, você verifica na base de dados quais foram os produtos “mais desejados” e oferece um bom desconto justamente nesses produtos. Por fim, no dia da Black Friday você envia um e-mail, informando à pessoa que um dos produtos da lista de desejos dela está com desconto. É venda na certa!

Implemente um Contador de Tempo

Você já reparou que nós tendemos a tomar uma ação rápida quando temos pouco tempo para decidir? É o que chamamos de gatilho da escassez! Essa é uma estratégia que você pode utilizar na Black Friday, uma vez que o ponto alto das vendas é no dia mesmo. Se possível, implemente um contador de tempo nas suas páginas de venda, algo como: “Esta oferta é válida por apenas… 05, 04, 03 horas …” e por aí vai. Existem maneiras simples de implementar um countdown em seu site, converse sobre isso com sua equipe de desenvolvimento.

Invista em Anúncios Patrocinados

O Google Adwords e o Facebook Ads podem te ajudar bastante na Black Friday. Se você tem uma fanpage, promova suas ofertas e descontos para as pessoas que curtiram sua página. A disputa no leilão no AdWords certamente estará alta, mas se você souber trabalhar bem as palavras-chave que utilizará para anunciar no Google, é possível conseguir um bom ROI. Use a criatividade na hora de criar suas campanhas de anúncios e otimize-as, descartando os anúncios que não geram resultado. Posts patrocinados no Twitter também podem trazer bons resultados, uma vez que durante a Black Friday, muitas pessoas fazem uso de hashtags para encontrar descontos, por isso, faça o teste!

Faça Uso das Notificações Push

Que tal aumentar o alcance das suas ofertas, notificando as pessoas assim que os preços baixarem? Você pode fazer isso através das notificações do Facebook e também das notificações WEB. Nós sabemos que no dia da Black Friday, milhões de e-mails são disparados e muitas das vezes, a caixa de entrada do seu cliente fica abarrotada de mensagens. Ao utilizar as notificações, você entrega a oferta diretamente no celular da pessoa ou no momento em que ela abre seu navegador WEB. É muito prático e traz resultados excelentes. Implemente esse recurso em seu negócio e verá um aumento considerável em suas vendas, na Black Friday 2020!

Implemente Serviço de Chat Online

Na internet existem inúmeras alternativas para você implementar um chat online em seu site. Que tal incluir esse serviço em suas páginas de venda? É comum as pessoas terem uma dúvida ou outra antes de realizarem a compra e muitas vezes uma simples conversa no chat pode direcioná-las à compra. Zopim e Olark são bons sistemas de chat para você implementar em seu site, confira!

Atendimento e Vendas Pelo WhatsApp

Dependendo do tamanho da sua loja virtual ou do seu negócio online, é possível também potencializar seus resultados fazendo vendas pelo WhatsApp. Nós sabemos que praticamente todos os brasileiros têm acesso a esse aplicativo e certamente sua audiência ficará muito confortável tendo mais esse canal de comunicação, para tirar eventuais dúvidas que precedem o momento de compra. Explore esse recurso e maximize suas vendas!

Crie Expectativas e Coloque a Mão na Massa

Por que deixar para falar de Black Friday apenas dias antes da data? Aproveite todo o potencial da data para criar expectativas em sua audiência.

E você? Já começou a falar sobre a Black Friday em seu site? Já criou uma estratégia para direcionar sua audiência para uma página de captura? Então, eu vou te dar uma dica final: você pode utilizar a Hello Bar em seu site para direcionar seus visitantes a uma determinada página que fale sobre a Black Friday ou até mesmo capturar o e-mail deles, através de um formulário.

Dicas Adicionais

Nosso CEO, Fábio Ricotta, gravou um vídeo especial falando sobre as melhores estratégias para você vender mais na Black Friday 2020. Dê o play e confira agora mesmo!

Fonte: Agência Mestre

Entre em contato

Para obter mais informações, dar sugestões ou tirar dúvidas, entre em contato conosco ou envie um e-mail para nós. Será um prazer atendê-lo!

    Telefones

    69 - 99214-6677 69 - 2141-7775

    E-mail

    Endereço

    Rua Abuna, 1590 - Olária
    Porto Velho - RO - 76801272

    Redes

    Open chat