O Certificado Digital é a identidade da pessoa física ou jurídica no meio eletrônico.

Com ele é possível fazer transações on-line, acessar iniciativas eletrônicas de governo, assinar documentos digitalmente, entre outras funções.

Todo certificado possui os dados do titular, sendo gerado e assinado pela Autoridade Certificadora, que segue as regras estabelecidas pela ICP-Brasil, associando a pessoa a um par de chaves criptográficas.

Dessa forma, com o Certificado Digital, você tem validade jurídica em todas as ações que utilizá-lo.

O Certificado Digital é um documento eletrônico, que funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção as transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas físicas ou jurídicas possam se identificar e assinar digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.

O Certificado Digital e-CPF é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas.

Ele pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB) e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, enviar a Declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações.

O Certificado Digital e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas (empresas, corporações, instituições, entre outros).

Com o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita, acessar ao programa Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações.

É o Certificado Digital sem vínculo com a Receita Federal, limitado apenas à emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e sistemas que não exijam certificados da cadeia RFB.

É um Certificado Digital emitido e armazenado em nuvem. Pode ser acessado  a qualquer hora e de qualquer lugar, por meio de um smartphone com internet, sendo tão seguro quanto os outros.

O e-Advogado é o Certificado Digital emitido exclusivamente para o advogado. Ele viabiliza o peticionamento eletrônico, a assinatura digital de documentos com validade jurídica, realizar processos pela internet sem necessidade de validações presenciais.

 

O e-Médico é o Certificado Digital emitido exclusivamente para o médico, regularmente registrado no CRM. Com ele é possível assinar digitalmente prescrições médicas geradas no computador, com o mesmo valor legal das assinadas manualmente.

 

Para cada modelo de Certificado Digital existe um tipo, sendo A1 e A3.

  • Tipo A1

         O Certificado A1 é instalado e armazenado diretamente em um computador e sua validade é      sempre de 1 ano.

Suas Vantagens:

  • Pode ser instalado em diversos computadores da empresa simultaneamente;
  • Pode ser importado por softwares de emissão de notas fiscais;
  • Permite o backup do certificado, ou seja, se o computador for formatado, o arquivo não é perdido;
  • Agilidade no momento de assinar documentos, já que não depende de dispositivos externos;
  • Não requer instalação de leitoras.

 

  • Tipo A3

         O Certificado A3 é armazenado em tokens (parecido com pendrive) ou smartcards (cartão inteligente) com leitor específico e tem validade de 1, 2 , 3 anos e 5 anos.

Suas Vantagens:

  • Renovação a cada 1, 2 ou 3 anos;
  • Pode ser levado para qualquer lugar onde seu uso seja necessário;
  • É inviolável e tem um nível de segurança elevado, pois não pode ser extraído ou copiado para outra mídia;
  • Mídia pessoal e intransferível, somente o portador da senha pode utilizá-la.

Para comprar um Certificado Digital é muito simples. As etapas da compra são:

  • Solicitação;
  • Pagamento;
  • Agendamento do atendimento e entrega do Certificado;
  • Realização do atendimento;
  • Emissão (entrega) do Certificado Digital.

Para comprar o Certificado Digital é necessário que a pessoa, a qual será a titular dele, esteja ativa e regular na Receita Federal do Brasil.

Os preços do Certificado Digital variam de acordo com o seu tipo e validade.

Você pode consultar todas as opções aqui em nosso site.  O pagamento pode ser  feito por boleto ou cartão de crédito (em até 3x sem juros).

O próximo passo após a confirmação do pagamento é agendar o seu atendimento, para agendar, clique aqui. 

O agendamento é necessário para que possamos validar os seus documentos após a compra e para que você possa fazer a retirada das mídias (token ou cartão).

O processo é essencial para a emissão, por isso, fique atento aos documentos que serão necessários para validação.

Neste caso, é preciso realizar uma nova compra. Fique tranquilo que o boleto vencido não gerará cobranças.

Para ter acesso a 2ª via do boleto de compra, entre em contato conosco pelo chat on-line ou telefone para te ajudar.

Os dados a serem cadastrados devem ser o do titular do certificado. Para o Certificado Digital de pessoa física (e-CPF), serão colocados os dados como nome e CPF. Para pessoas jurídicas, o Certificado Digital (e-CNPJ) conterá os dados da empresa.

Para utilizar um código de desconto na compra do Certificado Digital, é bem simples:

  • Faça a solicitação de um produto aqui em nosso site;
  • Na primeira etapa do carrinho, informe o código de desconto;
  • Clique em avançar e o código será aplicado automaticamente no valor do produto;
  • Depois, agende o atendimento e entrega do Certificado;
  • Compareça ao atendimento;
  • Emita (receba) seu Certificado Digital.

Veja as informações, de acordo com a situação.

  • Pagamento do Certificado ainda não foi realizado: Neste caso, basta realizar um novo pedido.
  • O Certificado Digital já foi emitido há mais sete dias: nesta situação, não é possível trocar o modelo, sendo necessária uma nova compra.
  • Pagamento já realizado/Certificado Digital foi emitido há menos de sete dias OU ainda não foi emitido: neste caso teremos que reembolsar o seu pedido para que você faça uma nova compra. Para solicitar o reembolso ou cancelamento, entre em contato conosco.

A mídia criptográfica é onde o Certificado Digital A3 de pessoa física ou jurídica é armazenado.

As mídias seguem especificações rígidas de segurança e por isso devem ser autorizadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para serem utilizadas para a emissão de certificados.

São dois tipos de mídias criptográficas:

Cartão:

O cartão é um dispositivo portátil que, juntamente com a sua leitora com interface USB padrão, gera e armazena o Certificado Digital, dispondo de alto nível de segurança: uma vez gerada a chave privada, o cartão estará totalmente protegido e o certificado não poderá ser apagado, exportado ou reproduzido em outro dispositivo.

Token:

O token é um dispositivo que armazena e gera as chaves criptográficas que compõe o Certificado Digital. As chaves criptográficas estarão protegidas o token, sendo acessadas mediante o uso da senha PIN. Assim como no cartão, não será possível exportar, apagar ou reproduzir o certificado em outro dispositivo.

Caso você já possua um cartão ou um token, é preciso verificar se a mídia é compatível e se ela está apta para validação. Para isso, aconselhamos a ir até o ponto de atendimento mais próximo para verificar se é possível fazer a validação utilizando essa mídia.

Não é possível alterar a forma de pagamento de um pedido já pago.

Se você ainda não efetivou o pagamento e tinha escolhido quitar a compra por meio do boleto, mas gostaria de fazê-lo por meio do cartão de crédito, basta não quitá-lo e realizar um novo pedido.

Agora, se você já efetivou o pagamento por meio de cartão, é preciso cancelar. Para isso, entre em contato conosco.

Não existe, não. Apenas haverá custo adicional se você desejar contratar o serviço de atendimento em sua residência, empresa ou no exterior.

É simples. Basta acessar a sua área de cliente!

Clique aqui e faça o seu login e, em seguida, acesse Minhas Compras – do lado esquerdo da página.

Se você já realizou o pagamento de ambos os pedidos, você terá que solicitar o reembolso de um deles. Para solicitar o reembolso ou cancelamento, entre em contato conosco.

Agora, se você realizou apenas o pagamento de um dos pedidos, está tudo bem. O outro será cancelado automaticamente.

Entre em contato conosco pelo chat on-line ou telefone para que possamos te ajudar.

Há duas opções:

  • Atendimento por videoconferência: para clientes com dados biométricos cadastrados e que escolherem um novo Certificado igual ao anterior.
  • Atendimento presencial nos Estados Unidos (Miami): neste caso, você pode ir até às unidades deste local ou solicitar o atendimento em domicílio. Este serviço tem preço sob consulta e está sujeito à disponibilidade. Para saber mais, entre em contato conosco.

Sim, é possível. Há duas alternativas:

  • Se você tiver dados biométricos cadastrados o atendimento pode ser realizado por videoconferência.

OU

  • Se a sua situação não atender aos critérios mencionados, é possível solicitar o atendimento em domicílio.

É o momento em que a identidade do titular do Certificado Digital é confirmada. Trata-se de uma etapa indispensável para a emissão (entrega) do novo certificado.

Aqui na Link, nós oferecemos dois modelos de atendimento:

  • Presencial – para todos os clientes.
  • Videoconferência – para os clientes com dados biométricos cadastrados.

Validação presencial é o momento em que o cliente deve apresentar seus documentos ao Agente de Registro (AGR). É chamada validação presencial pois o titular do certificado deve estar presente no momento da validação junto ao AGR para comprovar a veracidade dos dados de quem está solicitando o Certificado Digital.

 

A validação por videoconferência é uma ótima oportunidade para emitir um Certificado Digital de forma totalmente online, sem sair de casa.

Para esse tipo de validação, é necessário preencher alguns dados no formulário para verificar se você já possui o cadastro biométrico. A emissão via videoconferência só será possível para clientes que possuírem a biometria cadastrada na base da ICP-Brasil, conforme normativa do ITI.

No dia e hora agendados, basta acessar um link que é enviado previamente ao seu e-mail para iniciar o atendimento.

Para agendar, é preciso ter realizado o pagamento e agendar no próprio site da Link. Clicando aqui.

Será necessário informar estado/cidade, escolha do local de atendimento, número do pedido, CPF e data de nascimento do titular do Certificado Digital.

Depois de efetuar o pagamento, o Agente de Registro (AGR) entrará em contato via telefone ou e-mail para marcar o melhor dia/horário.

Vale ressaltar que o atendimento por videoconferência é restrito aos clientes com biometria cadastrada.

Durante a compra em nosso site, na escolha do tipo de validação por videoconferência, será disponibilizado um formulário para conferir se o titular possui biometria cadastrada antes de prosseguir com a compra.

Pode sim.  Para isso, o dispositivo precisa ter uma câmera e conexão à internet.

Basta clicar no link que será enviado, próximo da hora agendada, para iniciar o atendimento.

Para realizar a videoconferência é necessário:

  • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet.
  • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio.

Fique tranquilo: todas essas informações são enviadas por e-mail antes do atendimento.

Não. O atendimento por videoconferência ou em uma unidade no Brasil não tem custo.

Sim. Entre em contato conosco e faça uma cotação, os valores variam de acordo com a sua região.

No caso de Certificado Digital para pessoa física (e-CPF), o cliente deve apresentar um documento de identificação atualizado com foto, podendo ser a CNH, Carteira de Identidade (RG), Carteira de classe, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou a Carteira de Trabalho (Modelo Novo). Não é mais necessário colocar o número do PIS, conforme determinação da Receita Federal. Se for necessário incluir as informações do CAEPF ou CNO, elas devem ser apresentadas no momento da validação, pois não poderão ser inclusas depois que o certificado digital for emitido.

Em caso de  Certificado Digital para pessoa jurídica (e-CNPJ), é necessário levar o documento de pessoa física do representante legal e o ato de constituição da empresa.

Na situação do atendimento presencial, os documentos devem ser apresentados no dia e hora agendados.

Já na situação de atendimento videoconferência, os arquivos devem ser digitalizados em formato PDF e enviados, antecipadamente, para o e-mail da AR que prestará o atendimento.

Em caso de Certificado Digital para pessoa física (e-CPF), os documentos a serem apresentados são somente os originais.

Para Certificados Digitais para pessoa jurídica (e-CNPJ), os documentos do(s) representante(s) devem ser os originais. Os documentos da empresa podem ser uma cópia simples dos mesmos, desde que fique evidente o registro nos devidos órgãos.

Os documentos de pessoa física sempre devem ser os originais.

Os documentos de pessoa jurídica podem ser aceito a cópia autenticada original.

É necessário agendar a validação para evitar filas e dar maior rapidez ao atendimento.

Não, pois pode não ter horário para fazer a validação, ou que todos os horários sejam preenchidos até que você chegue ao local de atendimento.

Com o número de protocolo e os demais dados, você deve ir até a área de agendamento do site e refazer o agendamento.

É o local onde a validação do Certificado Digital será feita.

Quando a validação for de um Certificado Digital para pessoa física (e-CPF), apenas o titular deve comparecer ao local de atendimento.

No caso de Certificado Digital para pessoa jurídica (e-CNPJ), o responsável na receita deve comparecer ao local de atendimento.

Em caso de Certificado Digital para pessoa física (e-CPF), é impossível fazer o certificado. Caso o cliente tenha o número CAEPF, é preciso fazer o vínculo do número de matrícula CEI/CAEPF ao CPF do inventariante na Receita Federal. No momento da validação, é necessário apresentar o documento que comprove esse vínculo.

Em caso de Certificado Digital para pessoa jurídica (e-CNPJ), se a pessoa que faleceu for o responsável legal perante a Receita Federal, é preciso que o inventariante tenha solicitado a alteração do sócio na RFB e que tenha a alteração contratual em mãos na hora da validação para demonstrar que ocorreu essa mudança.

Não. O titular do Certificado Digital sempre deve ir ao local de atendimento para a validação do certificado.

Com ele é possível fazer transações e operações financeiras, iniciativas eletrônicas de governo, assinar documentos eletrônicos, ter a CNH digital mais rapidamente, acessar processos eletrônicos, entre outras funções. Todo certificado possui os dados do titular, sendo gerado e assinado pela Autoridade Certificadora, que segue as regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associando a pessoa a um par de chaves criptográficas. Com o certificado digital, você tem validade jurídica em todas as ações que utilizá-lo.

Somente o titular do certificado pode utilizá-lo. Ele é intransferível e tudo o que for feito com ele é de responsabilidade do titular. Se for necessário, você pode autorizar outras pessoas a falarem por você em meio eletrônico por meio de procuração eletrônica.

A1

O Certificado Digital A1 é emitido e armazenado no computador, na forma de arquivo. Ele é instalado diretamente na máquina do usuário e é possível fazer backup em pendrive. O uso da senha de acesso é opcional e sugerirmos, para a sua segurança, que você grave uma cópia dele em um outro dispositivo para os casos em que, por exemplo, seu computador seja formatado. Possui validade restrita a um ano (12 meses).

Características do Certificado A1

  • Armazenado e emitido no computador.
  • Senha opcional.
  • Permite a cópia e uso em outros dispositivos.
  • Validade de 1 ano (12 meses).
  • Não exige o uso de mídias (Cartão/Token).
  • Dispensa a necessidade do preparo do computador para o uso.

A3

Já o Certificado Digital A3 é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica, que pode ser um Cartão e Token ou na nuvem, o qual chamamos de Link ID.  Possui validade de até 60 meses.

Características do Certificado A3

  • Armazenado e emitido em mídias (Cartão, Token ou nuvem).
  • É protegido por senha ou duplo fator de autenticação.
  • Não pode ser copiado.
  • Validade de 1 a 5 anos (12 a 60 meses).
  • Exige o uso da mídia, exceto se armazenado na nuvem.
  • O computador deve ser preparado antes do primeiro uso.

 

e-CPF
O certificado digital e-CPF é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas. Ele pode ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB) e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, acessar o eSocial e o Conectividade Social, enviar a Declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações.

e-CNPJ
O certificado digital e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas (empresas, corporações, instituições, entre outros). Com  o e-CNPJ é possível assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita, acessar ao programa Conectividade Social, emitir a  Nota  Fiscal  Eletrônica  (NF-e)  e a  Nota  Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras aplicações.

A senha PIN é a senha que dá acesso ao certificado. Sempre que você for utilizá-lo, você deverá digitá-la.
A senha PUK é a senha de desbloqueio da mídia. Caso erre a senha PIN 3 vezes, você poderá desbloqueá-la utilizando a senha PUK. Se errar por 3 vezes a senha PUK, a mídia será bloqueada e o certificado digital perdido.

Você deverá acessar o programa Administração de Token. Clique em seu certificado com o botão direito do mouse. Em seguida, clique em “Desbloquear PIN”. Digite a senha PUK e depois uma nova PIN. Repita a senha PIN e clique em OK.

Caso não consiga desbloquear numa primeira tentativa, abra um chamado (hiperlink para abertura de chamado).

 

 

A senha de instalação do certificado A1 é criada pelo cliente na hora da validação do certificado digital. Ela deve ser anotada no Guia de Senhas que o titular do certificado recebeu no dia da validação.

Não há mais necessidade de incluir o número PIS no certificado digital de pessoa física (e-CPF).
O número de matrícula CAEPF deve ser incluído caso o cliente for acessar a conectividade social. Possui o número CAEPF profissionais autônomos, empregadores domésticos, contadores, propriedade rural, entre outros. Para incluí-lo, você deve apresentar o número doCAEPF ao agente de registro no momento da validação.
O CNO deve ser inclusivo caso haja alguma obra pelo qual o titular do certificado digital é responsável. Assim como o CAEPF, deve ser incluso no certificado de pessoa física (e-CPF).
É importante lembrar essas informações devem ser apresentadas no momento da validação, antes que ocorra a emissão do certificado. Depois de emitido, essas informações não poderão ser adicionadas ao certificado.
Para os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ), não há a necessidade de colocar essas informações.

O Certificado Digital da Link é compatível com o sistema Windows Vista e superiores, seja o modelo A1 ou A3.
Sistemas operacionais MAC também são compatíveis. No caso do certificado A1, só será possível instalar com o uso de backup e só será possível utilizá-lo no navegador Mozilla.

Se o certificado digital A1 não estiver sendo reconhecido, é necessário instalá-lo novamente. Em caso de certificado digital A3, você deve instalar o software de utilização do certificado para que a mídia seja reconhecida e você consiga utilizá-lo.

Deve instalar o Assistente de Instalação do Certificado Digital LINK, o mesmo o auxiliará de forma automática a instalar o driver correto para a sua mídia.

Em caso de certificado A1, se a máquina foi formatada o certificado foi excluído. Caso você tenha feito o backup em pendrive, você conseguirá reinstalar o certificado digital em sua máquina.
Em caso de certificado A3, você deverá reinstalar o software de utilização para conseguir utilizá-lo.

Revogação é o cancelamento do certificado. Você pode fazer a revogação indo até o ponto de atendimento com um documento de identificação, ou no site da Link, utilizando a senha de Instalação/Identificação (para certificados do tipo A3).

Renovação é a emissão de um novo certificado para quem já possui um certificado.

 

Para renovar o seu Certificado Digital, clique aqui. 

No caso de certificado de pessoa física (e-CPF), o cliente deve apresentar um documento de identificação atualizado com foto, podendo ser a CNH, Carteira de Identidade (RG), Carteira de classe, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou a Carteira de Trabalho (Modelo Novo). Não é mais necessário colocar o número do PIS, conforme determinação da Receita Federal. Se for necessário incluir as informações do CAEPF ou CNO, elas devem ser apresentadas no momento da validação, pois não poderão ser inclusas depois que o certificado digital for emitido.
Em caso de certificado de pessoa jurídica (e-CNPJ), é necessário levar o documento de pessoa física do representante legal e o ato de constituição da empresa.

O ideal é renovar o certificado antes do vencimento do que está em vigor.

Se você renovar o certificado antes do vencimento, o que você já possui irá funcionar até o último dia de vencimento.

Sim, desde que a mídia seja compatível e seja possível fazer a limpeza da mesma. Nesse caso, é aconselhável levar a mídia até o ponto de atendimento para conferir se ela pode ser utilizada.

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